domingo, 23 de outubro de 2011

Dica de turismo do dia: Italia









Itália

A Itália é um destino de viagem ímpar. Algumas das suas regiões por si só têm mais turistas do que a maior parte dos outros países. Simplesmente tem mais quantidade, mais variadas, mais belas e melhores atracções turísticas do que quase qualquer outro lugar. Outra razão para esta popularidade é que este país parece ter mais estilo do que qualquer outro.

A forma em bota da Itália e as suas muitas ilhas fazem com que tenha uma enorme extensão de costa. O famoso clima italiano, com dias ensolarados e quentes a maior parte do ano, certamente complementam o seu encanto. É difícil, em quase qualquer parte da Itália, estar muito longe duma bela praia; mas a fama da chique Riviera Italiana, da deslumbrante costa de Amalfi, e das encantadoras Capri, Sicília e Sardenha é mais do que justa. A Itália tem alguma das praias e porções de linha costeira mais belas e dramáticas do mundo, que são habitadas pelas pessoas mais belas e dramáticas também. E umas férias de praia em Itália significam muito mais do que mar e sol: tempo para desfrutar da maravilhosa e famosa gastronomia e vinhos, de preferência ao ar-livre, suaves passeios ao anoitecer para mostrar la bella figura,…aqui tudo está imbuído com estilo.

A Toscana é para muitos a sua parte preferida: as paisagens rolantes com oliveiras, vinhas e edifícios antigos fazem a primeira imagem que vem à cabeça da maioria das pessoas que pensam neste país. Há muito poucas povoações que não sejam agraciadas com forte atracção natural e arquitectónica. Florença, a capital desta região, é o paraíso da arte e arquitectura renascentista. Ninguém poderá partir sem visitar a catedral (Il Duomo), as galerias Uffizi e o David de Miguel Ângelo, ou sem provar a suculenta Bistecca Fiorentina com um copo de Chianti.

Veneza, mesmo num país de tão grande riqueza cultural, simplesmente salta à vista. É um dos locais mais românticos do mundo, com fabulosos edifícios apertados numa série de pequenas ilhas com a água a acariciar os degraus, barcos a substituir carros, camiões, táxis e autocarros, fazendo com que mereça a sua designação de “a mais serena”. E metade da piada é mesmo perder-se pelos canais e vielas e tomar um copo de fragolino (morangueiro). Em Veneza não tem de visitar propositadamente qualquer local de interesse, tem simplesmente de sucumbir à cidade, de se deixar encantar por ela.

Roma é uma cidade impregnada de história com um ambiente especial. Tem quase mil anos como a maior e mais rica cidade do mundo ocidental e quase dois mil anos como a mais importante para a igreja católica e como tal está a abarrotar de locais de interesse como o Coliseu, a Fonte de Trevi e a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina de Miguel Ângelo no Vaticano. Esta moderna e vibrante cidade é um prazer também pelos coloridos mercados, elegantes lojas, vida nocturna empolgante, maravilhosos gelados, vinhos brancos gelados e gastronomia fantástica.

As ilhas italianas da Sardenha e Sicília merecem cada uma as suas próprias férias, com a Sardenha a proclamar-se com justiça como sendo “quase um continente”. Completamente diferentes, ambas têm linhas de costa deslumbrantes, maravilhosas praias, montanhas magníficas, milénios de história fascinante e riquezas gastronómicas inimagináveis.

E para ter uma ideia da variedade da oferta em Itália não se esqueça das montanhas dos Alpes, verdes e tranquilos no Verão, ideais para caminhadas, e no Inverno cheias de branca neve cristalina que reflecte a luz do sol num céu claro e tão azul: o paraíso para quem gosta de desportos de Inverno.

Mas não deixe que esta variedade de escolha o faça perder muito tempo a escolher um destino italiano: onde quer que vá, vai adorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário